Tour Aveiro

Detalhes da Tour

Deambular por Aveiro é mergulhar nas águas do Centro de Portugal. Conhecida como a “Veneza portuguesa” a cidade deixa-se dominar tranquilamente pela Ria de Aveiro, descrita por Saramago como um “corpo vivo que liga a terra ao mar como um enorme coração”.

Embarque num moliceiro e percorra os canais da ria, que como estradas de água prateada nos conduzem pela cidade. Observe as casas Arte Nova que decoram as margens ou descubra-as em cada detalhe, fazendo a visita guiada pedestre organizada pelo Museu da Cidade. Se preferir, aventure-se a solo ao volante de uma BUGA, as bicicletas gratuitas disponibilizadas pelo município, que são tudo o que precisa para se deslocar em Aveiro.

De volta ao centro da cidade, retempere forças com as iguarias regionais. Se a hora de almoço estiver perto, arrisque numa caldeirada de enguias ou num carneiro à lampantana. Ou então perca-se na deliciosa doçaria regional, onde ovos e açúcar fazem magia, e deixe que os ovos moles despertem o seu palato como se fossem pedaços de ouro doce.

Reserve ainda algum tempo para uma visita à Fábrica da Vista Alegre, a mais internacional das porcelanas portuguesas, e ao Campus Universitário de Aveiro, um verdadeiro museu de arquitectura portuguesa contemporânea ao ar livre, onde se edificaram obras assinadas por Siza Vieira, Souto Moura, Alcino Soutinho, Carrilho da Graça e Gonçalo Byrne.

Depois, desça até à Costa Nova e deixe-se conquistar por este pedaço colorido do litoral português. Esta praia é característica devido às casas em madeira riscadas de branco e cores garridas, descendentes dos antigos palheiros que serviam de armazém e abrigo aos homens do mar. Mesmo ao lado, na praia da Barra, ergue-se sobranceiro e imponente o Farol da Barra, o mais alto de Portugal. E já que aqui está, faça-se ao mar em grande estilo. A bordo do Santa Maria Manuela, um lugre de 4 mastros construído em 1937 que foi reabilitado e sulca agora as águas da região, há uma aventura à sua espera.

Aveiro esteve sempre ligada ao comércio do mar, à pesca e à produção de sal. Desde a Idade Média, a povoação cresceu protegida e privilegiada pelos monarcas, sendo um marco decisivo na sua história o momento em que a Infanta Joana, a santa princesa filha de Afonso V, ingressou no Convento de Jesus. Nos séculos seguintes a vila conheceu momentos de crescimento, quando os Descobrimentos abriram Portugal ao mar e trouxeram até às margens da Ria mercadores e navegadores de vários pontos da Europa. Mas foi também a Ria, quando no século XVII se fechou o canal de comunicação com o mar, que influenciou um dos períodos de maior crise na região. Seria no reinado do magnânimo João V que Aveiro foi elevada a cidade, e posteriormente, a sede de diocese.

Alguns dos locais que vamos conhecer neste tour:

Museu de Aveiro ou Museu de Santa Joana/ Convento de Jesus – Onde se encontra o Túmulo Da Princesa Santa Joana (1ª Princesa da Dinastia de Avis – D. Afonos V).

Sé Catedral – A atual Sé de Aveiro foi, outrora, a igreja do Convento de São Domingos, a primeira instituição conventual implantada dentro do perímetro das muralhas de Aveiro.

Igreja da Misericórdia / Catedral de Aveiro – Esta igreja é um dos exemplares mais atractivos da arquitectura religiosa do distrito. Construída em finais do século XVI, este monumento exibe uma fachada tradicional com azulejos azuis e brancos, elementos renascentistas nos seus pórticos e uma maravilhosa selecção de azulejos coloridos no seu interior.

Câmara Municipal – Fundado no século XV, este antigo convento dominicano está fortemente associada à princesa mais influente de Aveiro – Santa Joana de Portugal.

Passeios de Barco Regional (Moliceiro) na Ria com duração 1 hora, preço 7€ a 10€ por Pessoa – Os passeios em moliceiros, algo semelhantes aos passeios de gôndola em Veneza, são parte da tradição local em Aveiro.

Igreja de Vera Cruz – As origens da fundação da Igreja-Mosteiro de Vera Cruz de Marmelar são bem remotas, uma vez que o actual templo terá sido construído sobre anteriores fundações.

Fabrica de ovos moles – Depois de extintas as comunidades de freiras, a receita deste doce divinal passou de geração em geração, mantendo-se viva até aos dias de hoje. Deixe que esta doce tentação lhe tome conta do paladar e sinta-se no céu.

Salinas – As suas origens são muito remotas e aparecem mencionadas num documento do ano de 959.

Costa Nova – Parte do colorido e da beleza de Aveiro é indissociável dos famosos palheiros da Costa Nova.

Farol – Concluído em 1893, e exibindo uma majestosa torre cilíndrica com 62 metros de altura e 66 acima do nível das águas do Mar, que o tornam no mais alto do País e num dos mais altos da Europa.