culturalidade, encabeçada pelo conhecido grupo de teatro Fatias de Cá, a passo do renovado Cine-Teatro Paraíso e o recente Museu de Arte Contemporânea entre outros núcleos. Falando em “fatias”, não deixe de provar asafamadas Fatias de Tomar: um doce regional conventual feito na íntegra com gemas de ovos e cozinhado numa panela específica para o efeito.
Passe a Ponte Velha por cima do rio Nabão, fonte de vida crucial da cidade, e aproveite para desfrutar dos Jardins do Mouchão que fica numa ilha do rio. Repleto de plátanos, choupos e faias, este jardim tem na sua entrada principal uma réplica que uma Roda de Rega, descendente das usadas pelos árabes na região.
Alguns dos locais que vamos conhecer neste tour:
Convento de Cristo – Convento de Cristo é o nome pelo qual é geralmente conhecido o conjunto monumental constituído pelo Castelo Templário de Tomar, o convento da Ordem de Cristo da época do Renascimento, a cerca conventual, hoje conhecida por Mata dos Sete Montes, a Ermida da Imaculada Conceição e o aqueduto conventual, também conhecido por Aqueduto dos Pegões.
Igreja de São João Baptista, Matriz de Tomar – A primitiva Igreja de São João Baptista de Tomar remonta ao tempo do Infante D. Henrique.
Museu Luso-Hebraico de Abraham Zacuto – Sinagoga – O templo foi mando erigir pelo Infante D. Henrique, o Navegador, a quem a comunidade judaica financiou parte da obra dos Descobrimentos.
Castelo de Almourol – Situado numa ilhota a meio do Rio Tejo, o Castelo de Almourol é um dos monumentos mais emblemáticos que se podem encontrar em Portugal, pelo seu significado e pela paisagem envolvente.